-
Arquitetos: AMZ Arquitetos
- Área: 789 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Maíra Acayaba
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Alto de Pinheiros é resultado de uma reforma que aproveitou estrutura e fundações da casa antiga, cuja implantação em L era apropriada em relação à orientação solar e à posição do terreno no quarteirão.
A parte social ocupa a face interna desse L, e é organizada em torno de pátios que garantem presença de vegetação nesses ambientes. Ainda na face interna da casa, foi criada uma varanda apoiada em esbeltos pilares metálicos que, com o recolhimento dos caixilhos, interliga todos os espaços de estar e jantar, permitindo a eles plena vista e acesso ao jardim central. O largo beiral configurado pela cobertura da varanda também tem como função evitar o aquecimento da fachada interna de vidro.
No segundo piso, localizam-se as acomodações de serviço e uma sala de ginástica. De modo a garantir a entrada de luz natural em todos os cômodos, foram criadas claraboias por toda a casa e paredes com elementos vazados metálicos que também têm a função de permitir a continuidade na passagem da luz natural ao mesmo tempo em que protegem a privacidade dos ambientes.
Da sala de estar pode-se contemplar tanto o céu quanto o pátio d’água adjacente. Um outro pátio, ajardinado e interno à casa, divide os espaços do jantar e estar, das acomodações.
Esses ambientes, com as suítes e sala íntima, voltam-se para um pátio utilizado como playground e solário externo.